Jeddah Tower - A maior torre do mundo atingirá 1 km

Publicação: 20/01/2016

Jeddah Tower - A maior torre do mundo atingirá 1 km

     A Arábia Saudita está construindo um monumento que será o primeiro a romper a marca de 1km de altura. O Jeddah Tower, ou Kingdon Tower como também é conhecido, fará parte de um complexo de 500 mil metros quadrados – voltado para o Mar Vermelho – denominado Jeddah Economic City, ao norte da cidade deJeddah. Tal altura excederá a do atual detentor do recorde mundial, o Burj Khalifa, situado em Dubai, e que possui 829,8 metros de altura, em um claro esforço das nações emergentes do Oriente Médio em demonstrar o seu poderio econômico e de quebra atrair mais turistas para a região.

      Com um orçamento inicial previsto de US$1,2 bilhões, o edifício contará com uma área bruta construída de 245 mil metros quadrados, ocupada em sua maior parte por escritórios, 200 quartos do hotel Four Seasons, 121 apartamentos tipo flat e 360 apartamentos residenciais. Contará ainda com um mirante nos andares 125/126, além do observatório mais alto do mundo, no 157° andar, a uma altura de 610m. Contará com 58 elevadores que atingirão a velocidade de 10 m/s (cerca de 3 andares por segundo). O ponto mais alto da torre ocupável terá um enorme apartamento residencial que contará com um terraço a céu aberto, originalmente projetado como um heliponto.

     O desenho ficou por conta do escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, e foi inspirado por “plantas do deserto em crescimento, com suas folhas dobradas”, para representar a prosperidade da região. O formato com seções variadas da torre é racionalizado por uma base em formato “Y”, em que cada uma das suas “asas” se encerrará em altura diferente da outra, revestidas por um cone liso que reduzirá significativamente as cargas provocadas pelo vento.

     A estrutura principal da torre será executada em concreto armado, as fundações são compostas por 247 estacas, algumas com mais de 60 metros de profundidade e foram um ponto crítico do projeto, pois a torre foi inicialmente pensada para ter 1 milha de altura (aproximadamente 1.609 metros), mas devido às condições geológicas a altura foi reduzida para 1km.

     A construção foi iniciada em abril de 2013 e a fundação foi concluída em dezembro de 2013, porém a superestrutura só começou a ser executada em setembro de 2014. A conclusão está prevista para 2018, porém algumas importantes publicações internacionais já noticiaram um atraso para 2020.

Mais notícias

Comprometimento, Qualidade, Alta Tecnologia e Experiência
© 2016 Geoprisma. Todos os direitos reservados.
Recomende o Site   Dúvidas Frequentes   Ir ao Topo
Site produzido pela Netface