Casas Impressas em 3D na China

Publicação: 18/01/2016

Casas Impressas em 3D na China

    Uma empresa chinesa está aproveitando o avanço das tecnologias de impressão 3D para construir casas. Segundo Ma Yihe, presidente a WinSun Decoration Design Engineering, esta é uma alternativa mais barata, rápida e segura em relação à construção convencional e sua planta já é capaz de produzir 10 casas por dia.

     A fábrica possui 4 enormes impressoras 3D, cada uma composta por pontes rolantes sobre trilhos de 10 metros de largura e suspensas a 6,6 metros de altura, de acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua. A argamassa para impressão é produzida a partir de cimento e resíduos da construção civil, o que confere ao produto um caráter de maior sustentabilidade ambiental e reduz os custos com material agregado. O processo é por impressão de camadas sobrepostas dessa argamassa.

 “Nós compramos as peças para a impressora no exterior, e montamos as máquinas em Suzhou (próxima à Xangai). Este novo tipo de estrutura impressa em 3D é ecologicamente correta e de baixo custo.” – relata Ma Yihe.

     Cada construção de aproximadamente 195m2 custa menos de US$5.000. O programa de qualidade tem diretrizes próprias e verifica cada camada de impressão, pois ainda não existe uma normatização sobre impressão de casas 3D na China (talvez até no mundo!). A WinSun utiliza um cimento de pega rápida (alta resistência inicial) para acelerar o processo. Além disso são necessários menos trabalhadores e os remanescentes são expostos a um ambiente de trabalho com riscos reduzidos.

“Para se obter pedra natural é necessário empregar trabalhadores na mineração, escavar blocos de rocha, cortá-las e triturá-las. Isso causa muitos danos ao meio ambiente” afirma o presidente da empresa.

As casas construídas pala WinSun são bastante simples, mas Yihe espera que a tecnologia da empresa avance de forma que um dia ela possa imprimir arranha-céus.

Mais notícias

Comprometimento, Qualidade, Alta Tecnologia e Experiência
© 2016 Geoprisma. Todos os direitos reservados.
Recomende o Site   Dúvidas Frequentes   Ir ao Topo
Site produzido pela Netface