Equipamento para Lançamento de Pontes

Publicação: 04/11/2015

Equipamento para Lançamento de Pontes

 

Equipamento para Lançamento de Pontes

                                        

     Fabricado pela Beijing Wowjoint Machinery Co. , este equipamento para lançamento de segmentos completos de vão de pontes surpreende pelo seu tamanho e capacidade. Pesando 580 toneladas força e medindo 91,4 metros de comprimento por 7,3 metros de largura, ele é capaz de lançar segmentos de até 900 toneladas e vãos de até 32 metros.

 

     Foi projetado para substituir gruas e guindastes, devido à complexidade de instalação destes em alguns locais de execução onde o espaço é reduzido ou de difícil acesso.

 

     Seu desenho permite que a viga principal superior se projete em balanço de forma equilibrada, até que seu pórtico deslizante secundário alcance o ponto de apoio. Dessa forma passa então à um arranjo bi-apoiado, onde cabos de içamento podem transladar o segmento de vão, a viga superior, o trem de rolamento e o pórtico secundário ao mesmo tempo. Esse processo além de executar a tarefa principal – que é o lançamento do segmento – concomitantemente já dá inicio ao processo de lançamento posterior, como a movimentação dos outros elementos para o próximo vão, utilizando inclusive a peça de concreto como contrapeso.

 

     Dentre as vantagens de um sistema deste estão a capacidade de lançar elementos de grande peso e comprimento, ou seja, peças que cobrem um vão inteiro. Isso elimina a necessidade de se fazer a protensão e fixação dos segmentos suspensos in-loco, como ocorre no sistema de balanço progressivo. Sendo assim segmento de vão inteiro pode ser produzido em solo e seu transporte do pátio até o ponto de lançamento é feito pelo próprio equipamento, agilizando assim o processo de lançamento e reduzindo tempo de cronograma. 

 

     Também deve-se considerar que muitas vezes são necessárias gruas não móveis para montagem desses segmentos. Comparativamente à esse sistema “ganha-se” o tempo de mobilização e desmobilização desse tipo de equipamento.

 

     Outro ponto importante diz respeito a velocidade e segurança dos trabalhadores, que podem se movimentar de um apoio ao outro de forma rápida por meio dos pórticos e viga superior do maquinário, ao invés de gaiolas suspensas por guindastes ou helicóptero.

Mais notícias

Comprometimento, Qualidade, Alta Tecnologia e Experiência
© 2016 Geoprisma. Todos os direitos reservados.
Recomende o Site   Dúvidas Frequentes   Ir ao Topo
Site produzido pela Netface